07/06/16 | Equipe Online – online@jcruzeiro.com.br

Os fortes temporais que atingiram a região de Ibiúna nesta segunda-feira (06) foram a causa da falta de energia que atingiu a região de Sorocaba por cerca de 10 horas, entre a tarde de ontem e a madrugada de hoje. A informação foi passada pelo gerente regional da CPFL Piratininga, Edson Amaral, em entrevista à Cruzeiro FM 92,3 na manhã desta terça-feira. Segundo explicou o representante da concessionária, 11 torres da região caíram devido aos ventos que atingiram a região e causaram estragos em diversas cidades, inclusive em São Roque.

De acordo com Amaral, essas torres fazem parte de uma linha de transmissão da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), usada como alternativa pela CPFL para abastecer a região de Sorocaba, que vem de Embu-Guaçu até a região do Éden. Esse sistema tem capacidade de 440 mil volts e estava sendo usado como segunda opção para abastecer Sorocaba e mais 10 cidades da região, o que compreende cerca de 2 milhões de pessoas.

A linha estava sendo usada como alternativa pois a linha principal de abastecimento, que vem de Bauru a Sorocaba, já havia sido afetada pelas chuvas que atingiram a região de Campinas, com a queda de 13 torres. Segundo previsão da companhia, esse sistema deve voltar a operar normalmente ao longo de quarta-feira, quando o abastecimento deverá ser normalizado em 100% de sua capacidade.

Nesta terça-feira, o sistema que está abastecendo a região de Sorocaba está funcionando por meio de uma interligação provisória por Salto e opera com 70% de sua capacidade. Por isso, a CPFL orienta que a população economize energia, só usando para atividades essenciais.

Ainda conforme citou Amaral, a concessionária implantou a restrição provisória de uso de energia para o setor industrial, que não vai operar entre hoje e amanhã. A medida ocorre para que o abastecimento seja priorizado em áreas de hospitais.

O gerente regional enfatizou que a situação foi atípica, pois todo sistema de abastecimento tem ao menos duas opções de linha de transmissão. No caso da região de Sorocaba, as duas apresentaram problemas por conta das chuvas. A concessionária realiza manutenções nas suas linhas nesta terça-feira.