O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – é um programa que vai de encontro às grandes necessidades da Educação Brasileira: a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática. Devido ao difícil cenário das escolas públicas, onde vemos tantos alunos “terminando” seus estudos quase ou totalmente analfabetos, o Governo Federal decidiu investir na formação de professores, para que estes estando mais capacitados tenham condições de proporcionar aos alunos a alfabetização na idade certa (no máximo até aos oito anos de idade).

Os dados de analfabetismo funcional no Brasil são assustadores: de acordo com uma pesquisa nacional, 27 milhões dos estudantes brasileiros (o que corresponde a 60% de todos os estudantes), saem das escolas com capacidade de ler (decodificar) palavras e pequenos textos, porém não conseguem compreender o sentido e significado das mesmas. Desse modo o programa tem por objetivo garantir o direito a efetiva aprendizagem e ao desenvolvimento.

Os encontros de formação docente em Ibiúna tiveram início no dia 04 de maio e foi bem recebido pela maioria dos professores que participarão do programa. Contudo trata-se de uma formação que está restrita aos professores que lecionam apenas nas séries iniciais do ensino fundamental (do 1o ao 3o ano).

Obviamente a efetiva aprendizagem dos alunos não depende apenas das escolas, embora ela seja a instituição com maior responsabilidade nesse processo, a família também desempenha um papel fundamental, e será unindo nossas forças que alcançaremos esse objetivo pelo futuro de nossas crianças.