Governo Federal ira construir 472 casas populares em Ibiúna
A presidente Dilma Roussef (PT) liberou os recursos para a construção de 472 casas populares no município, por meio do programa ‘Minha Casa Minha Vida’. O Prefeito Coiti Muramatsu (PSDB), acompanhado do ex-secretário de Habitação Valdir Barbosa – o Valdirzinho, assinou a liberação em São Paulo, no último dia 9 de Abril de 2012.
A parceria entre Ibiúna e o Governo Federal foi conquistada graças a uma indicação feita pelo vereador Eduardo Anselmo Domingues Neto (PT) ao ex-prefeito Darcy Pereira Leite (in memoriem) no início de 2009. “Assim que tive conhecimento da possibilidade da parceria entrei em contato com o Ministério das Cidades, em Brasília, e encaminhei indicação ao coronel Darcy para concretizar a parceria”, explicou o vereador.
Segundo o parlamentar, desde então, munícipes com renda de 3 a 5 salários mínimos puderam comprar suas casas por meio do financiamento da ‘Minha Casa, Minha Vida’. Desde 2009, mais de 300 contratos foram realizados no município com subsídios de quase R$ 4 milhões do Governo Federal. Eduardo disse que, agora, com a construção do Residencial, famílias com rendas inferiores também terão acesso ao sonho da casa própria. “O Programa, além de parcelar as residências com juros baixos, ainda conta com subsídios do Governo Federal”, acrescentou Eduardo.
De acordo com a Prefeitura, a obra começará ainda neste semestre e a entrega será no segundo semestre de 2013. “Foram dois anos e meio de muito trabalho, correndo atrás das liberações, tais como CETESB, Sabesp, DAEE, Grapoabe, entre outras, para que o projeto desse certo e graças a Deus e ao nosso empenho deu”, disse Valdirzinho, ex-secretário de Habitação, que participou da conquista. “A verba não vem para a Prefeitura, é destinada diretamente para a construção da obra”, disse. Outro ponto importante a ser destacado é que será o primeiro projeto viabilizado pelo Banco do Brasil. “O Minha Casa Minha Vida antes era só da Caixa Federal, mas agora o Banco do Brasil também pode participar e Ibiúna será o primeiro município do país a receber o projeto pelo novo banco”, enfatizou Valdirzinho.
Vale lembrar que as inscrições para o Minha Casa Minha Vida aconteceram em 2009 e a escolha das famílias que ganharão a casa própria acontecerá próximo ao término das obras. Q Minha Casa Minha Vida em Ibiúna será um loteamento fechado, localizado no bairro Cachoeira. Terá 472 casas,playground, dois salões de festas e uma quadra poliesportiva. Um dos critérios adotados é que as famílias beneficiadas devem ter renda familiar de 1 até 3 salários mínimos (cerca de R$ 1.600).
Eduardo foi a Brasília solicitar urgência
No mês de dezembro, o vereador Eduardo (PT) esteve em Brasília para cobrar agilidade no início das obras do ‘Programa Minha Casa, Minha Vida’. No Ministério das Cidades, o vereador protocolou ofício solicitando agilidade no processo com ajuda do deputado João Paulo Cunha (PT). “Desde2Ò09 tenho acompanhado de perto o processo para a construção das casas, sempre em contato com pessoas do Mnistério e com deputados do PT”, disse o vereador.
Eduardo citou também que os investimentos do Governo Federal tem sido importantes para a região e Ibiúna está sendo contemplada. “Numa única ação, o Governo Federal – que é do Partido dos Trabalhadores -, que está há 09 anos no Poder Brasileiro, vai construir mais casas em Ibiúna do que os 20 anos do Governo do Estado. Essa é a diferença de um governo preocupado com as ações sociais”, lembrou Eduardo, que diz ter acompanhado de perto o Plano Municipal de Habitação, finalizado no ano passado.
Fonte Voz de Ibiúna